Header Ads

Secretário de Trump levanta polémia ao comparar escravos a imigrantes




O secretário da Habitação e ex-candidato à nomeação presidencial pelos republicanos Ben Carson provocou uma forte polémica na segunda-feira ao classificar os escravos trazidos de África como "imigrantes" que sonhavam com o sucesso das suas famílias nos EUA.
Carson, que é negro, fez as afirmações chocantes durante um discurso aos funcionários do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, em Washington.
"É isto que a América é: uma terra de sonhos e oportunidade", afirmou Carson, um neurocirurgião reformado, que cresceu na pobreza num 'ghetto' em Detroit.
"Houve outros imigrantes que vieram para cá no convés de navios de escravos, trabalharam ainda mais e de forma mais pesada por menos, mas eles também tinham um sonho que um dia os seus filhos, as suas filhas, os seus netos, as suas netas, os seus bisnetos, as suas bisnetas, pudessem alcançar a prosperidade e a felicidade nesta terra", acrescentou.
Estes comentários provocaram imediatamente uma polémica.
"Imigrantes???", reagiu, através da rede social Twitter, a maior organização de defesa dos direitos cívicos vocacionada para atacar a discriminação racial, a NAACP.
As observações de Carson foram condenadas como "trágicas, chocantes e inaceitáveis" pelo ramo nos EUA do Centro Anne Frank para o Respeito Mútuo, um grupo defensor da justiça social que deve o seu nome da rapariga judia cujo diário, escrito antes de ela morrer durante o Holocausto, se tornou um testemunho respeitado de discriminação e esperança.
"Não, secretário Carson. Os escravos não imigraram para a América", afirmou o diretor do grupo, Steven Goldstein.
Esta não foi a primeira vez que Carson, um ex-rival de Trump na disputa da nomeação presidencial republicana, se envolve em controvérsias.
Já disse, por exemplo, que a figura bíblica José construiu as pirâmides do Egito para armazenar grãos, não para sepultar os faraós.
Em 2013, classificou a reforma do acesso aos cuidados de saúde promovida pelo anterior Presidente dos EUA, Barack Obama, como "a pior coisa que aconteceu nos EUA desde a escravatura".

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.