Header Ads

Pela primeira vez morre uma pessoa num carro autónomo



Condutor de um Model S da Tesla perdeu a vida quando o carro, que circulava em piloto automático, embateu no atrelado de um camião

Um condutor norte-americano morreu numa viagem a bordo de um Model S, da Tesla, enquanto o automóvel circulava em piloto automático. É o primeiro caso do género de que há registo e foi formalmente assumido esta quinta-feira pelo fabricante e pelo fundador, o empresário Elon Musk.
O acidente ocorreu no dia 7 de maio e está ainda a ser investigado, mas é já possível perceber o que aconteceu.

A tragédia deu-se quando um camião TIR cruzou uma autoestrada na qual circulava o Model S. "Nem o piloto automático nem o condutor detetaram a lateral branca do atrelado do camião frente ao céu muito iluminado, pelo que o travão não foi acionado. A altura do atrelado, em conjugação com a sua posição na estrada e as circunstâncias extremamente raras do impacto fizeram com que o Model S passasse sob o atrelado, com o fundo deste a bater no para-brisas do automóvel", lê-se no comunicado da Tesla.

O fabricante acrescenta que "tivesse o Model S embatido na frente ou na traseira do atrelado, mesmo a alta velocidade, os seus sistemas avançados anticolisão teriam provavelmente evitado ferimentos graves, como já aconteceu em numerosos incidentes".





Elon Musk, o carismático fundador da empresa de automóveis elétricos, usou esta quinta-feira o Twitter para "apresentar condolências por esta tragédia". 

[Twitter:748620607105839104] 

Desde o primeiro momento em que lançou o seu piloto automático, em outubro, a Tesla avisou os seus clientes de que este é um software ainda em fase 'beta' - ou seja, em desenvolvimento - e afirma que só deve ser utilizado desde que o condutor mantenha as mãos no volante e atenção à estrada. 

No entanto, muitos automobilistas utilizam o sistema como se se tratasse de um carro verdadeiramente autónomo, havendo mesmo a "moda" de partilhar na internet vídeos em que utilizadores tentam embater os seus carros noutros veículos, testando os limites dos sistemas de segurança automáticos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.